Respostas

2014-05-20T23:18:31-03:00
Uma vez por ano o rio Nilo transbordava, a agua molhava as terras e deixava elas férteis, que possibilitava a agricultura. Os egípcios utilizavam o rio para pescar e era dele que retiravam a agua que consumiam. 
Se não fosse o rio Nilo o Egito jamais teria existido, por isso pode ser considerado uma dádiva do Nilo

1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-21T09:10:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

A frase de que o Egito é uma dádiva do Rio Nilo é atribuída ao historiador da Grécia Antiga Heródoto, tendo vivido por volta do século 5 a.C. A explicação dessa frase é que, desde aquela época, a paisagem do Egito era dominada pelo Deserto do Saara, no qual a vida humana é bastante difícil, sendo quase impossível manter uma civilização com grandes vilas e cidades nesse ambiente.

Apesar dessa paisagem desoladora, atravessando o deserto há um longo e estreito rio, o Rio Nilo,  com aproximadamente 6.655 quilômetros, o segundo maior do mundo - perdendo para o Rio Amazonas-. Assim, o rio proporcionava água para a população do Antigo Egito.

Além disso, esse rio apresentava cheias periódicas, que inundavam as margens, enriquecendo os solos com minerais e sedimentos estimulantes para a produção agrícola, realizada quando as margens secavam. Esses locais eram plantados com trigo e cevada, bem como cebola, alho-poró, melão, grão-de-bico, maçã, romã, tâmaras, dentre outros. O rio proporcionava, ainda, a caça e a pesca.

Portanto, a frase "O Egito é uma dádiva do Nilo" reconhece que esse corpo hídrico foi essencial para o surgimento e desenvolvimento de vilas, cidades, e da própria civilização egípcia, ao possibilitar água e alimentos para a manutenção de grandes quantidades de pessoas.

Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas ",  e " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
2 5 2