Por que os grânulos de glicogênio que se depositam nas fibras musculares estriadas, desaparecem durante as contrações dos músculos?

Qual a importância fisiológica dos grânulos de glicogênio (glicossomos) que se acumulam no citoplasma dos hepatócitos, durante os períodos de jejum que o organismo pode passar?


1

Respostas

2013-06-25T18:58:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Bom, primeiramente glicogênio é um carboidrato, que em animais e fungos servem como reserva energética, localizada nos músculos em grande parte.

Portanto, quando os granulos de glicogênio desaparecem é por que a reserva ali presente fora consumida com a movimentação dos músculos,e assim o açúcar é consumido como fonte de energia.

Durante um período de jejum, quando o corpo busca por uma fonte de energia, e caso não encontre, começam a ser liberados todas as reservas de açúcares presentes no corpo, e são usados como fonte de energia.