Qualquer acontecimento poderia colocar em risco essa paz e precipitar uma guerra generalizada. E, naquele momento, focos de tensão não faltavam à Europa. Escolha uma desses focos e fale sobre ele.

A) QUESTÃO MARROQUINA.

B) QUESTÃO BALCÂNICA.

Agradeço des de ja ><

1

Respostas

2013-06-25T16:09:33-03:00

B) QUESTÃO BALCÂNICA

Para a maioria, os Bálcãs era a região de barril de pólvora, pois era uma região de intensa tensão de conflitos étnicos, nacionalistas, reliosos e econômicos. Os Bálcãs era uma região muito estratégica pois era um lugar que dava passagem entre a Europa e Oriente Médio e por esse motivo foi vítima de constantes disputas econômicas e militares agravadas em 1908 com a tomada da Bósnia para a Áustria.

Para a Rússia, que tinha hostilizações com a Áustria por quê fazia parte da Tríplice Aliança, era um desafio a ser driblado, pois buscava ampliar sua influência econômica por meio do pan-eslavismo. Já para a Alemanha, que arquitetava a contrução de uma linha férrea de Berlim à Bágda (para ter acesso ao petróleo do Golfo Pérsico), significou a pausa para as ações imperealistas na região. Porém para os Sérvios, que buscava a unificação da região, foi o estopim para a guerra com o apoio da Rússia. Os conflitos entre povos da região incendiaram o "barril de pólvora". Aproveitando o momento crítico entre Áustria e Sérvia, a Bósnia foi procurar a independência com o apoio da Sérvia. Em resposta, o império Austriaco enviou o arqueduque do rei da Áustria para esfriar os ânimos na região, mas uma moblização de nacionalistas Sérvios assassinaram o o Arquiduque e sua esposa em 1914.

Enfurecidos, a Alemanha e os Aústricaos obrigaram a Sérvia fechar todos os grupos nacionalistas e a prisão do assassino ou seria declarada guerra. Sob pressão, Sérvia busca apoio da Rússia para não cumprir as obrigações, declarou guerra contra a Alemanha. Com isso, é desencadeado o processo de alianças (Franceses, Russos, Britânicos contra Alemães e Autriacos) que deu ínicio a 1º Grande Guerra.

1 3 1