http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm
História da Crise de 29: contexto histórico

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.

Respostas

2014-05-21T16:09:50-03:00
Diante da continua produçao,gerada pela euforia norte americana,e a falta de consumidores,houve uma crise de superproduçao.
os agricultores,para armazenarem cereais,pegavam emprestimos,e logo,perdiam suas terras.
as industrias foram forçadas a diminuir a sua produçao e diminuir o numero de funcionarios agravando mais ainda a crise.
a crise naturalmente chegou ao mercado de acoes.
os preços de papeis na bolsa de nova york,um dos maiores centros capitalistas da epoca , despencaram , ocasionalmente o crash(quebra).
com isso milhares de bancos ,industrias e empresas rurais
foram a falencia e pelo menos 12 miloes de norte-americanos perderam o emprego
Conclusao: para solucionar a crise o eleito presidente franklin roosevelt,propos mudar a politica de intervençao americana.
Se antes , o estado nao interferia na economia,deixando tudo agir conforme o mercado, agora passaria a intervir fortemente.
o resultado disso foi a criaçao de grandes obras de infra-estrutura,salario-desemprego e assistencia aos trabalhadores,concessao de emprestimos,etc.
Com isso , os EUA conseguiram retomar seu crescimento economico , de forma gradual,tentando esquecer a crise que abalou o mundo
Espero ter ajudado