Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-21T16:01:09-03:00
Se for "ESCALA" 

Escala é uma relação existente entre as medidas no mapa e as distâncias lineares correspondentes no terreno. 

A escala cartográfica é um dos elementos básicos de um mapa, sendo que a toda representação mantém uma certa relação de tamanho (proporção) com o objeto representado. A escala pode ser apresentada de duas maneiras distintas: Escala gráfica (representada por um gráfico) ou escala numérica (representada por números), objetivando mostrar, proporcionalmente, em quantas vezes o tamanho real foi divido ou reduzido no mapa. Mostrando a proporção que existe entre o mundo real e sua representação no papel. Um mapa pode ser milhares ou até milhões de vezes menor que o lugar representado. Com um simples olhar, não há como sabermos a proporção com que o mapa foi desenhado. Por isso usamos a escala. que pode ser considerada Grande (no máximo 1:250.000) , Média (entre 1:250.000 a 1:1.000.000 ) ou pequena (a partir de 1:1.000.000). 

Quanto maior a escala, menor a área a ser trabalhada no mapa e, consequentemente, maior a quantidade de detalhes contida no mapa. Escalas maiores são usadas para trabalhos de detalhe, como mapeamento de corpos mineralizados, mapa turistico de uma cidade, entre outros. 


1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-21T16:01:22-03:00

Escala é uma relação existente entre as medidas no mapa e as distâncias lineares correspondentes no terreno.

A escala cartográfica é um dos elementos básicos de um mapa, sendo que a toda representação mantém uma certa relação de tamanho (proporção) com o objeto representado. A escala pode ser apresentada de duas maneiras distintas: Escala gráfica (representada por um gráfico) ou escala numérica (representada por números), objetivando mostrar, proporcionalmente, em quantas vezes o tamanho real foi divido ou reduzido no mapa. Mostrando a proporção que existe entre o mundo real e sua representação no papel. Um mapa pode ser milhares ou até milhões de vezes menor que o lugar representado. Com um simples olhar, não há como sabermos a proporção com que o mapa foi desenhado. Por isso usamos a escala. que pode ser considerada Grande (no máximo 1:250.000) , Média (entre 1:250.000 a 1:1.000.000 ) ou pequena (a partir de 1:1.000.000).

Quanto maior a escala, menor a área a ser trabalhada no mapa e, consequentemente, maior a quantidade de detalhes contida no mapa. Escalas maiores são usadas para trabalhos de detalhe, como mapeamento de corpos mineralizados, mapa turistico de uma cidade, entre outros.

Em outras palavras, a escala serve para calcular à mão as distâncias constantes num mapa.

Abraço,
3 3 3