Respostas

2014-05-21T16:18:17-03:00
Existem diversas definições sobre o liberalismo, consoante aárea da ciência social que se quer retratar. Nesse sentido uma excelente definição é a do poeta português Fernando Pessoa, que definiu o liberalismo como: 
"a doutrina que mantém que o indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja diretamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo". 
Também em termos económicos, já que a pergunta é feita no âmbito da Economia, o liberalismo assenta toda a sua filosofia no importante papel equilibrador MERCADO, no contexto de uma economia em que o Estado desempenha, apenas, um papel de regulador e de garantidor que todos têm acesso, independentemente da sua capacidade economica, a serviços públicos que asseguram os direitos sociais fundamentais. 
Esta doutrina económica veio a ser posta em causa pela teoria Keynisiana, onde foi defendido e provado, que para sair de uma crise extrutural, o Estado deveria intervir fortemente na economia, dinamizando-a, gerando postos de trabalho para assim a recuperar e levar de arrasto os investidores privados. Foi assim que foram recuperados os países que ficaram destruídos pela 2º Guerra Mundial.
2014-05-21T16:19:56-03:00
O liberalismo é uma doutrina dos partidários da livre-empresa, que se opõe ao socialismo e ao dirigismo; mais particularmente, e é uma teoria segundo a qual o estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações.
Ou seja, não a intervenção do estado na economia