Um dos princípios essenciais para a promoção da educação, previsto no art. 10 da Declaração Mundial de Educação para Todos, de 1990, é o de fortalecer a solidariedade internacional. Esse pressuposto está de acordo com as orientações do movimento mundial para a educação, cujos esforços remontam à 1948 com a promulgação da Declaração Universal de Direitos Humanos, e permite que se pense no processo educativo de maneira globalizada. Com base na leitura do art. 10 da Declaração Mundial de Educação para Todos, analise as assertivas abaixo e assinale a que está correta:
ALTERNATIVAS

( )Uma das condições para que as necessidades básicas de aprendizagem de todas as pessoas sejam satisfeitas, é a resolução de conflitos entre as nações, criando um ambiente estável e pacífico no qual a educação possa se desenvolver de maneira positiva.
( )Os participantes da Conferência Mundial de Educação para Todos acreditam que a educação é capaz de corrigir disparidades econômicas. No entanto, não é necessário que a comunidade internacional olhe com mais atenção às necessidades dos países menos desenvolvidos. Ao contrário, deve-se dar tratamento igualitário, tanto a países desenvolvidos quanto aos países em desenvolvimento, tendo em vista o princípio da equidade.

( )Para que a educação se desenvolva, é preciso aumentar os recursos destinados à educação. Nesse sentido, os países que têm dívidas com outros países devem, em primeiro lugar, se preocupar em pagá-las para, assim, terem mais recursos para o financiamento da educação.

( )A solidariedade internacional é, de acordo com a Declaração, bastante importante porque une os países em torno de objetivos e metas comuns, como a educação. Nesse sentido, ela pode efetivar-se com a direção dos países desenvolvidos, de modo que eles determinem o que os países menos desenvolvidos devem fazer.

( )Num mundo globalizado como o que nós vivemos, a solidariedade internacional se coloca como algo essencial para o desenvolvimento econômico e social. A educação como direito de todo ser humano, deve receber atenção da comunidade internacional, de modo que sejam estabelecidas normas e diretrizes comuns para o ensino e a aprendizagem, mesmo que isso vá contra interesses e características regionais, consolidando uma educação única para todos.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-21T17:51:02-03:00
Uma das condições para que as necessidades básicas de aprendizagem de todas as pessoas sejam satisfeitas, é a resolução de conflitos entre as nações, criando um ambiente estável e pacífico no qual a educação possa se desenvolver de maneira positiva. 
7 3 7