A Declaração Universal dos Direitos Humanos traz, no art. 26, a educação como direito fundamental do homem. No segundo parágrafo do art. 26, afirma-se que a educação deve estar orientada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e pelo fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. Considere esses princípios e avalie as situações abaixo, de modo a identificar qual delas é mais condizente com os pressupostos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
A)Uma escola X localiza-se num país dividido entre povos cristãos e mulçumanos. Os alunos que a frequentam provêm tanto de famílias cristãs, quanto de famílias mulçumanas. Um dos professores dessa escola ensina que o crescimento do ocidente cristão, comparado ao crescimento do oriente mulçumano, determinou a superioridade dos povos cristãos, que devem dominar e governar a qualquer custo.
B) Atualmente, assegura-se que os países exerçam sua soberania em seus territórios. Nessa perspectiva, é legítimo que os países islamitas cultivem o hábito de apedrejamento de mulheres consideradas adúlteras e que os fundamentos dessa cultura sejam cultivados e ensinados nas escolas.
C) Recentemente, o PISA constatou que o Brasil ocupa as últimas posições entre 44 países quando se considera a capacidade de resolução de problemas. Esse dado não é preocupante, pois a resolução de problemas cotidianos é apenas um dos aspectos da educação, não sendo determinante para garantir o desenvolvimento pleno da pessoa.
D) Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) constatou que o Brasil é o pior em retorno de impostos à população. Essa realidade reflete-se de maneira negativa na educação, pois os impostos são os recursos que poderiam garantir uma educação de qualidade para a promoção da personalidade humana.
E) No rol das liberdades fundamentais, está o direito a expressar opiniões. Nesse sentido, é aceitável que um professor, ao dar uma aula sobre História do Brasil, por exemplo, apresente as suas opiniões em sala de aulaacerca do conteúdo, mesmo que isso limite a liberdade dos alunos de pensar de maneira diferente da forma como ele pensa.



1

Respostas

2014-05-22T08:49:04-03:00
No rol das liberdades fundamentais, está o direito a expressar opiniões. Nesse sentido, é aceitável que um professor, ao dar uma aula sobre História do Brasil, por exemplo, apresente as suas opiniões em sala de aulaacerca do conteúdo, mesmo que isso limite a liberdade dos alunos de pensar de maneira diferente da forma como ele pensa.
1 3 1