1) Qual o primeiro termo de uma PG com 8 termos, onde o ultimo vale -1 ea razão 1/2 ?

2) Calcule o valor de x para que os números x,x +2,2x 4 formem, nessa ordem, uma P.G

3) Calcule o valor de x para que os números x,x + 1, e 2x + 2 formem,nessa ordem , uma P.G

2

Respostas

2013-06-25T22:08:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

1) Qual o primeiro termo de uma PG com 8 termos, onde o ultimo vale -1 ea razão 1/2 ?

 

- 1 = a1.(1/2)^7

- 1 = a1(1)

        128

 

a1 = - 128

 

 

2) Calcule o valor de x para que os números x,x +2,2x  4 formem, nessa ordem, uma P.G

 

não existe 

 

 

3) Calcule o valor de x para que os números x,x + 1, e 2x + 2 formem,nessa ordem , uma P.G

 

(x+1)^2 = x(2x +4)

 

x^2 + 2x + 1 = x^2 + 4x

 

x^2 - x^2 + 2x - 4x = - 1

 

- 2x = - 1 ( - 1 )

 

2x = 1

 

x = 1/2

 

 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-06-25T22:26:30-03:00

an=a1*q^n^-^1\\

-1=a_1*(\frac{1}{2})^8^-^1\\-1=a_1*\frac{1}{128}\\a_1=128*-1\\a_1=-128

 

2)\frac{x+2}{x}=\frac{2x+4}{x+2}\\2x^2+4x=x^2+4x+4\\x^2=4\\x=\sqrt4\\\\x=2

 

3)\frac{x+1}{x}=\frac{2x+2}{x+1}\\2x^+2x=x^2+2x+1\\x^2=1\\x=1

 

espero ter ajudado.marque a melhor resposta

2 5 2