Leia o texto: Tema para reflexão: vale a pena usar chocadeiras artificiais para acelerar a produção de frango? Deu-se com isso o início de uma das aulas de geografia no Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco, de Goiânia, escola particular que aparece entre as melhores do país em rankings oficiais. Da plateia, formada por alunos às vésperas do vestibular, alguém diz: "Com as chocadeiras, o homem altera o ritmo da vida pelo lucro". O professor Márcio Santos vibra. "Você disse tudo! O homem se perdeu na necessidade de fazer negócio, ter lucro, exportar." E põe-se a cantar freneticamente Homem Primata / Capitalismo Selvagem / Ôôô (dos Titãs), no que é acompanhado por um enérgico coro de estudantes. Cena muito parecida teve lugar em uma classe do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, outro que figura entre os melhores do país. Lá, a aula de história era animada por um jogral. No comando, o professor Paulo Fiovaranti. Ele pergunta: "Quem provoca o desemprego dos trabalhadores, gurizada?". Respondem os alunos: "A máquina". Indaga, mais uma vez, o professor: "Quem são os donos das máquinas?" E os estudantes: "Os empresários!". É a deixa para Fiovaranti encerrar com a lição de casa: "Então, quem tem pai empresário aqui deve questionar se ele está fazendo isso". Fim de aula. (Revista Veja) Conforme se depreende da reportagem, pode-se afirmar que:I. A reportagem denuncia que os professores, mais do que conteúdo factual, ensinam um conteúdo ideológico.II. A reportagem se presta a denunciar um tipo de educação efetuada no Brasil.III. A reportagem pretende mostrar que, embora existam problemas educacionais, tudo pode ser resolvido com criatividade.


Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) I
c) II
d) II e III
e) III

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T10:33:18-03:00
RESPOSTA CORRETA: I e II 
1 5 1
2014-05-22T17:20:54-03:00
Resposta correta é I e II letra (A)