1-determinar x e y para que cada uam das igualdades seja verdadeiras
a)(x-1,y-2)=(8,12)
b)(2x,xy)=(8,12)
c)(3x,2y)=(2x-1,y+2)
me ajudem ai por favor me expliquem como determinar x e y dessas três questões mas com a resposta por favor! obrigada!

2

Respostas

2014-05-22T10:47:00-03:00
A)X=9
Y=14
b) X=4
Y=3
c)X=-1
Y=2
é só montar as equações do 1 grau 
mas assim e pra somar os numeros diminuir multiplicar ou dividir?
no primeiro caso , você pega o x-1 e iguala a 8 e o y-2 você iguala a 12 , sempre o 1 com o primeiro o segundo com o segundo ...
cada caso você faz uma coisa
atah obrigada
A melhor resposta!
2014-05-22T11:17:49-03:00
Temos que tirar os valores de dentro dos parênteses e montar uma equação do primeiro grau, dessa forma:
a)(x-1,y-2)=(8,12)
x - 1 = 8
x = 8 + 1
x = 9

y - 2 = 12
y = 12 + 2
y = 14

b)(2x,xy)=(8,12)
Aqui temos que montar um sistema do primeiro grau a duas variáveis e resolver por substituição:
 \left \{ {{2x=8} \atop {xy=12}} \right.

x= \frac{8}{2}

 \frac{8}{2} .y=12

 \frac{8y}{2} =12

4y=12

y= \frac{12}{4}

y=3


x.3=12

x= \frac{12}{3}

x=4

c)(3x,2y)=(2x-1,y+2)
3x = 2x - 1
3x - 2x = -1
1x = -1
x= \frac{-1}{1}

x= -1

2y = 2
y =  \frac{2}{2}

y = 1

1 5 1