Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T11:01:01-03:00
Titulo: Conheça os Carboidratos

Texto:

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.Os de constituição mais simples, denominadosmonossacarídeos, possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.Dissacarídeos são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.
1 5 1
2014-05-22T13:35:46-03:00
CARBOIDRATOS: Sua Principal Função...

A principal função dos carboidratos é dar energia ao corpo; uma grama de carboidratos fornece quatro quilocalorias de energia. Dizemos, então, que os carboidratos têm, principalmente, função energética, embora também colaborem na construção de algumas partes do organismo.
O principal carboidrato encontrado na maioria dos vegetais é o amido. É ele que dá a cor branca ao arroz, à farinha, à mandioca, etc. O amido é formado pela união de muitas partes de outro carboidrato, a glicose.
Outro tipo de carboidrato é o açúcar comum, ou a sacarose. Ele é formado pela união de dois açúcar menores, a glicose e a frutose.
A celulose é um carboidrato que forma a parte dos vegetais conhecida como fibra alimentar ou, simplesmente fibra, que estimulam o bom funcionamento do intestino, evitam a prisão de ventre, além de outros problemas intestinais. 
Por isso é importante comer com regularidade alimentos ricos em fibras, como verduras (couve, brócolis, etc), frutas (goiaba, maçã, manga, pera, laranja,etc) e legumes (abóbora, cenoura, etc).
1 5 1