Um sistema e formado por água liquida, dois pedaços de chumbo e açúcar dissolvido na água. a)Quantas fases ha nesse sistema? b) quantos componentes há no sistema todo? C) quantos componentes há em cada uma das fases?

1
Comentário foi eliminado

Respostas

2014-05-22T14:05:58-03:00
Olá Vimatos, 
   Antes de começarmos a resolver quero que entenda que as "fases" que a questão se refere é sobre solução homogênea e heterogênea. Uma solução homogênea é quando tem uma única fase, ou seja, é como se fosse uma fusão entre o Goku e Vedita, literalmente falando eles se transformam em um só, não é mesmo? Ou está quando você faz uma mistura de água com café, você só consegue ver o café, não é mesmo? Ou seja uma única fase. Já a heterogênea são mais de uma, por exemplo, água com óleo. Você consegue ver as duas substâncias separadas, não é mesmo? 

Resolução das questões:
A) Água + açúcar (desprezando as concentrações, tem como ver o açúcar na água após misturá-los? Não né?) = homogênea 
    Água + chumbo (tu sabes que o chumbo é pesado, não é mesmo? Imagine uma bala de chumbo na água, você consegue ver o chumbo separado da água? Creio que você respondeu que "sim") = Heterogênea 

Temos então duas fases, uma homogênea e outra heterogênea. Não esquecendo que estão as três substâncias misturadas. Então não pense em somar ( homogênea = 1 fase e Heterogênea = 2 fases), porque estão todos em uma mesma solução.

B) Temos 3 substâncias (água, chumbo e açúcar) = 3 componentes.

C) Na fase homogênea se transformam em um só, lembre-se da fusão dos sayajins, e o chumbo fica lá no fundo da água. Ou seja, temos 2 componentes no total.