A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque

2

Respostas

2013-06-26T01:12:59-03:00

Em primeiro lugar corrigi anos de injustiças praticados a cultura (povos) negra. E também tentar mostrar as nossas crianças a riqueza dessa cultura. Assim, talvez, o preconceito não se prolifere pelas proximas gerações.

2013-06-26T12:24:09-03:00

Pois mostra que o governo se concientizou de que essa é uma cultura e um povo que tem grande importancia para a formaçao do pais, afinal, mesmo na época em que eles injustamente eram escravos no Brasil, estava ajudando na formaçao. Acrescentar o ensino da Historia e da cultura, mostrarar a riqueza dessa cultura e as crianças saberao que nao foi apenas Reis e nobres que fizeram parte da historia brasileira, mas que negros tiveram tao grande importancia nesse processo como qualquer outra e entendera o porque de eles, mesmo sendo humanos como qualquer outro, eram escravizados e trazido de seus paises