Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T13:47:55-03:00
Na matemática, temos alguns conjuntos numéricos, como os Naturais, os Inteiros e os Racionais. Os números naturais são formados pelos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6... Os números inteiros são compostos pelos números naturais e sua versão negativa, isto é, …, -2, -1, 0, 1, 2, 3... Já os números racionais são todos aqueles números originados de uma divisão, lembrando que toda divisão pode ser expressa por meio de uma fração, por exemplo, 1 ÷ 2 = ½. Podemos então separar os números racionais em três classificações:Divisão exata – 8 ÷ 2 = 4                        10 ÷ 5 = 2                          9 ÷ 3 = 3Decimais finitos – 1 ÷ 2 = 0,5                                       5 ÷ 4 = 1,25                                       9 ÷ 5 = 1,8Dízima periódica – 3 ÷ 9 = 0,33333...                             21 ÷ 99 = 0,21212121...                           100 ÷ 999 = 0,100100100...Todos os números decimais que possuem infinitas casas decimais, com uma sequência numérica que se repete, são chamados de dízima periódica. Sendo que o número que se repete é chamado de período. Nos exemplos citados anteriormente, 0,33333..., 0,21212121... e 0,100100100..., os períodos são, respectivamente, 3, 21 e 11.
2 5 2
2014-05-22T14:10:08-03:00