uma lâmina bimetálica é construída soldando-se uma lâmina de cobre de coeficiente de dilatação linear 17.10(elevado a -6)°C (elevado a -1) a uma de zinco cujo coeficiente de dilatação linear é 25.10-6 °C-1. Na temperatura ambiente (25°C) a lamina está reta e na horizontal. explique o que aconteceu com a lâmina quando a temperatura aumenta para 60°C e depois explique o que aconteceu quando a temperatura baixar para 8°C

1

Respostas

2013-06-26T00:26:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

deltaL=L.a.T

 

o material que tem maior coeficiente de dilatação tem uma maior variação de tamanho.

 

aumento para 60º

 

aumentando-se a temperatura aparte da lamina feita de zinco ira ter um aumento de tamanho maior do que o cobre pois tem um cooeficiente de dilatação maior,como as duas estão soldadas e uma cresce mais do que a outra então a lâmina ira se envervar(inclinar) para o lado da lâmina de menor coeficiente(cobre)

 

diminuição para 8º

 

diminuindoa temperatura aparte da lamina feita de zinco ira ter uma aumentodiminuição de tamanho maior do que o cobre pois tem um cooeficiente de dilatação maior,como as duas estão soldadas e uma diminui mais do que a outra então a lâmina ira se envervar(inclinar) para o lado da lâmina de maior coeficiente(zinco)

 

isso é muito usado nos djuntores eletromagnéticos,se tiver um aumento de temperatura permanente ou brusco no disjuntor essa lâmina ira se inclinar apertando assim um contato que ira abrir o disjuntor (desliga-lo)

15 4 15