A Declaração Mundial de Educação para Todos, de 1990, é um dos documentos advindos de acordos internacionais sobre a educação. A educação brasileira foi influenciada por esse documento, de modo que seu estudo é fundamental para refletirmos sobre a estrutura e o funcionamento da educação básica no Brasil. As assertivas abaixo se referem a esse documento. Nesse sentido, analise-as:
I. A Declaração Mundial de Educação para Todos é resultado da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em 1990, em Jomtien, Tailândia. Essa Conferência reuniu diversos países para deliberar sobre a realidade educacional mundial para, a partir disso, propor medidas para o desenvolvimento educacional.
II. Considerando o contexto do século XX, em que nasceram a ONU, a Unesco, o Banco Mundial e a Organização dos Estados Americanos, em que imperam as constantes relações diplomáticas entre as nações, pode-se dizer que a Declaração Mundial de Educação para Todos é um exemplo concreto do processo de globalização, que também envolve a educação.
III. Os países emergentes, como Brasil e Índia, são as nações que possuíam maior representatividade na época da Conferência de 1990. Assim, os interesses desses países superaram os interesses dos países desenvolvidos, de modo que as diretrizes para a educação mundial foram determinadas, principalmente, pelos países em desenvolvimento.
IV. O documento desenvolvido a partir da Conferência de 1990, a Declaração Mundial de Educação para Todos, apresenta uma preocupação com a formação humanista das pessoas, uma vez que a primeira preocupação dos países signatários era com a erudição e não com o desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS Apenas a alternativa I está correta.
Apenas as alternativas I e II estão corretas
.Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-05-22T17:33:10-03:00
Apenas as alternativas I e II estão corretas