Respostas

2013-03-04T15:11:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

"tem", na linguagem informal, é usado com o sentido de haver ou existir.

1 1 1
A melhor resposta!
2013-03-04T15:32:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Olá, Rosa, tudo bem?

 

O verbo "ter", na forma utlizada neste trecho, é coloquial, informal.

 

A norma padrão, formal, exige verbos "haver" ou "existir".

 

Fica assim:

 

" gente que machuca os outros

gente que nao sabe amar"

 

"existe gente que machuca os outros

existe gente que nao sabe amar"

 

O termo "gente" também é coloquial. O ideal é usar "pessoas".

Perceba agora que, como o verbo haver é impessoal (sujeito inexistente), ele não flexiona em número (fica no singular).

O verbo existir, por outro lado, flexiona-se, pois "gente" e "pessoas" passam a ser os sujeitos da frase.

 

Fica assim:

 

" pessoas que machucam os outros

 pessoas que nao sabem amar"

 

"existem pessoas que machucam os outros

existem pessoas que nao sabem amar"

 

Diga-se de passagem, letra maravilhosa de Renato Russo e música de 14-Bis.

 

1 5 1