1- Reescreva as frases passando para o plural os termos destacados. Faça as modificações necessárias.

a) A sobremesa estava deliciosa.

_______________________________________________________

b) O porta-malas estava fechado.

_______________________________________________________

c) O beijar-flor enfeitava o jardim.

_______________________________________________________

d) Coloquei o pisca-pisca na arvore de Natal.

_______________________________________________________

e) Ontem, no zoológico, virmos o porco espinho.

_______________________________________________________

2- Agora, passe para o plural os substantivos compostos.

guarda-roupa - ____________________________

flor-de-mato - ____________________________

queda-d' água - __________________________

boa-noite - ____________________________

quarta-feira - _____________________________

reco-reco - ____________________________

3- Reescreva as frases colocando-as no plural.

a) O farol do carro está apagado.

_________________________________________________

b) O general elogia o capitão.

__________________________________________________

c) Aquela região possui vulcão.

__________________________________________________

d) O cão latia a noite inteira.

__________________________________________________

4- marque um x na alternativa que apresenta o plural correto dos substantivos.

a) ( ) casas, meses, carta-bilhetes, tóraxes, inúteis.

b) ( ) sóis, países, ônix, segundas-feiras, passatempos.

c) ( ) fregueses, nuvens, piscas-piscas, cafés, país.

d) ( ) terceiros-sargento, animais, canis, ejuns, sabiás-pretos.

5- Crie frases com o plural dos substantivos abaixo.

a) Cartão-postal

__________________________________________________

b) Guarda-roupa

__________________________________________________







2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-22T20:19:48-03:00
1 a) as sobremesas estavam deliciosas.
b) os porta-malas estavam fechados
c) os beija-flores enfeitavam os jardins
d) coloquei os pisca-piscas nas ávores de natal.
e) ontem no zoológico,vimos os porcos espinhos

2 a) guarda-roupas
b) flores-de-mato
c) quedas d'agua
d) boa noites
e) quartas-feiras
f) reco-recos

3 a) os faróis dos carros estão apagados
b) os generais elogiam os capitões
c) aquelas regiões possuem vulcões
d) os cães latiam a noite inteira

4 (b)

5 = os cartões postais são muito legais
     os guarda-roupas são feitos de madeira
3 3 3
espero ter ajudado..só o número 4 que eu nn tenho certeza :)
Bom você ajudou muito. Obrigada
2014-05-22T20:26:23-03:00
1- a) As sobremesas estavam deliciosas.
b) Os portas-malas estavam fechados.
c) Os beija-flores enfeitavam os jardins.
d) Coloquei os piscas-piscas nas arvores de natal.
e) Ontem, nos zoologicos, nós vimos os porcos espinhos.
3- a) Os farois dos carros estao apagados.
b) Os generais elogiam os capitaes.
c) Aquelas regioes possuem vulcoes.
d) Os caes latiam as noites inteiras.
4- Alternativa b.
5- a) enviei os cartoes-postais para os meus amigos.
b) Guardei as roupas dentro dos guarda-roupas
2 3 2
Bom você ajudou muito. Obrigada