Respostas

2013-06-26T15:21:04-03:00


Como os líquidos não apresentam forma própria, só tem significado o estudo de sua dilatação volumétrica. Ao estudar a dilatação dos líquidos tem de se levar em conta a dilatação do recipiente sólido que o contém. 

De maneira geral, os líquidos dilatam-se sempre mais que os sólidos ao serem igualmente aquecidos. 

No aquecimento de um líquido contido num recipiente, o líquido irá, ao dilatar-se juntamente com o recipiente, ocupar parte da dilatação sofrida pelo recipiente, além de mostrar uma dilatação própria, chamada dilatação aparente. 

A dilatação aparente é aquela diretamente observada e a dilatação real é aquela que o líquido sofre realmente. 

Consideremos um recipiente totalmente cheio de um líquido à temperatura inicial t i . 

Aumentando a temperatura do conjunto (recipiente + líquido) até uma temperatura t f , nota-se um extravasamento do líquido, pois este se dilata mais que o recipiente. 

A dilatação aparente do líquido é igual ao volume que foi extravasado. 

A dilatação real do líquido é dada pela soma da dilatação aparente do líquido e da dilatação volumétrica sofrida pelo recipiente.

DILATAÇÃO IRREGULAR DA ÁGUA

A água possui um comportamento diferente na sua dilatação. Quando a temperatura da água é aumentada de 0ºC a 4ºC o seu volume diminui. Acima de 4ºC o volume aumenta, como as demais corpos. É por isso que por exemplo:

a)Há um aumento na densidade, pois o volume diminui;

b)Os lagos se congelam apenas na superfície, mantendo a parte de baixo líquida, o que possibilita a continuação da vida abaixo, tais como algas, peixes, etc.

2 5 2