Respostas

2013-06-26T16:52:39-03:00

Nos animais, a oxidação de materiais derivados dos alimentos para a liberação de energia, sejam eles proteínas, carboidratos ou lipídios, produz CO2 e H2O. 

Como as proteínas contêm o nitrogênio em sua composição originam, também, catabólitos nitrogenados como a uréia, a amônia e o ácido úrico.

O sangue, ou o fluido corpóreo deve ter uma composição mais ou menos constante para que haja um equilíbrio dinâmico (homeostase). Logo, alguns compostos não podem permanecer no organismo ou por serem prejudiciais ou por estarem em excesso.

A eliminação dos resíduos do metabolismo (catabólitos) e das substâncias em excesso denomina-se excreção.



1 5 1
2013-06-26T18:11:45-03:00

Em biologia, chama-se excreção o processo de eliminação de produtos do metabolismo que devem ser eliminados do organismo, afim de atingir um estado de equilíbrio interno, ou homeostase. Como exemplo, temos o gás carbônico, a água, sais minerais e excretas nitrogenadas (amônia, uréia ou ácido úrico)

A eliminação dos resíduos nitrogenados está diretamente relacionada com as quantidades de água de que dispõe o ser vivo.
Excreção é o processo através do qual são eliminadas substâncias nocivas, inúteis ou em excesso no organismo. Por exemplo: quando as células absolvem aminoácidos, desse trabalho é, muitas vezes, gerado um produto tóxico: amônia. Ela é encaminhada para o fígado, formando-se lá a uréia. Caso isso não ocorresse, teríamos que ter mais água para que ela fosse diluída.

Também serve para manter o controle osmótico do sangue. Caso você coma sal demais, ele fica no plasma (deixando-o hipertônico), e assim desidratando outros órgãos. Isso não ocorre graças ao rim. E é por causa dele que quando bebemos muito, nossos órgãos não incham.

 

 

 

espro ter ajudado...um abraço

1 5 1