A posse da tecnologia atômica acaba funcionando, muitas vezes, como uma espécie de atestado de poder entre os países do mundo. Tendo isso em mente, é natural que países pouco expressivos do ponto de vista da diversificação da sua economia não abram mão da tecnologia. Observe o texto a seguir que cita o caso do Irã:Irã não abandonará tecnologia nuclearO Irã não irá abrir mão do controle da tecnologia nuclear, incluindo o enriquecimento de urânio, declarou nesta quarta-feira o presidente Hassan Rohani, em resposta a senadores americanos que afirmam que o Irã não tem nenhum direito inerente ao enriquecimento.
"O Irã faz e continuará a fazer parte dos países que dominam a tecnologia nuclear, incluindo o enriquecimento de urânio. Ninguém deve duvidar. Alguns países e os americanos podem dizer o que quiserem", disse o presidente Rohani durante o Conselho de Ministros, de acordo com a agência IRNA.
Na terça-feira, 83 senadores de um total de 100 escreveram ao presidente Barack Obama para expressar suas condições a qualquer acordo definitivo sobre a questão nuclear iraniana.
Eles argumentam que o Irã "não tem nenhum direito inerente ao enriquecimento de urânio em virtude do Tratado de não proliferação nuclear".
Os senadores pedem o desligamento do reator de água pesada de Arak, capaz de produzir plutônio teoricamente utilizável para a fabricação de armas atômicas, e a realização de inspeções "longas e intrusivas".Fonte: Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2014/03/19/ira-nao-abandonara-tecnologia-nuclear.htm.... Acesso em: 30 abr. 2014.
Após análise cuidadosa do texto acima, julgue as afirmativa a seguir, e em seguida responda corretamente:I. A tecnologia atômica é como a posse de qualquer outra tecnologia do mundo, uma vez que é usada para gerar energia elétrica. Sendo assim, o Irã tem todo o direito de enriquecer urânio.II. Dentro de assuntos envolvendo a tecnologia nuclear, os EUA assumem uma posição de fiscais internacionais, razão pela qual seus senadores entendem o enriquecimento de urânio no Irã como um problema interno.III. Inspeções “longas e intrusivas” a usinas de beneficiamento de urânio são sempre bem-vindas. Como diz o ditado: “Quem não deve, não teme”.
Está(ão) correta(s):

( ) apenas a afirmativa I
( ) apenas a afirmativa III
( ) apenas a afirmativa II
( ) as afirmativas II e III
( ) as afirmativas I e II

1
Apena a alternativa II está correta

Respostas

2014-05-23T20:01:46-03:00
Apenas a alternativa II
1 5 1