Respostas

2013-06-26T18:18:00-03:00

                       AABbCc x AaBbCc

            ABC]          abc]         Abc]           aBC

ABC]AABBCC ] AaBbCc  ]AABbCc  ]AaBBCC

Abc]AABbCc  ] Aabbcc   ] AAbbcc  ] AaBbCc

Abc]AABbCc ] Aabbcc ] AAbbcc ] AaBbCc

ABC]AABBCC] AaBbCc] AABbCc] AaBBCC

PROBABILIDADE DE NASCER AAbbCC =0

4 2 4
A melhor resposta!
2013-06-27T10:35:03-03:00

olá, uma forma muito simples de vc fazer essa questão é calculando a probabilidade de um par de genes de cada vez, vou lhe mostrar,parece q da um pko d trabalho mas se vc praticar fará rapidinho, pq essa é uma forma mais segura.

 

o filho tem q ter o genótipo AAbbCC e o casal tem o seguinte genótipo:   AABbCc   x  AaBbCc  

vamos fazer o cruzamento apenas do par de genes AA x Aa do casal e daí vamos ter a probabilidade de o filho nascer com AA

 

AA x Aa = AA ; Aa ; AA ; Aa   ou seja 50%  =  1/2 ( vamos guardar esse resultado por enquanto)

agora vamos calcular a probabilidade do filho nascer bb sendo que seus pais são

Bb x Bb = BB ; Bb ; Bb ; bb = 25% = 1/4 ( vamos tbem guardar esse resultado por enquanto)

 

por ultimo vamos calcular a probalilidade do ficlho ser Cc sendo q os pais são

Cc x Cc = CC ; Cc ; Cc ; cc = 25%  = 1/4

pronto agora temos a probabilidade em cada par  de genes agora é só multiplicar o resultado por causa da regra do "e":  o flho tem q ser AA e bb e CC :

 x   x  =        =    3,125%     

2       4     4      32

 

espero q tenha entendido, qualquer dúvida me procure!!

6 4 6