Eia o texto a seguir:
[...] O aumento da violência e criminalidade é um fenômeno social complexo, do qual ainda não detemos conhecimento suficiente para identificar com precisão seus fatores, mas sabemos que existem vários. Afirmamos isso, porque inúmeros casos de violência nem sequer chegam a ser comunicados às autoridades, de modo que as estatísticas não podem ser consideradas confiáveis.
Dessa forma, diante da omissão do Estado surgiram as organizações não governamentais (ONGs), ligadas a movimentos sociais e a questões relevantes do desenvolvimento humano. As ONGs vinculadas ao combate e prevenção à violência atuam diretamente no seio da população, desenvolvendo projetos na escola e nas comunidades, instaurando nas pessoas o senso de cidadania.
O ambiente escolar é o mais propício para a disseminação de informações porque os jovens levarão seus conhecimentos aos adultos de sua família, de forma que a semente da cidadania brotará na família toda.
O Estado tem falhado no controle e repressão da violência e a prevenção tem advindo da própria sociedade organizada. Nesse cenário, a impunidade corrói a estrutura do poder constituído, taxando-o de incapaz. A população sem perspectiva cede a qualquer proposta aparentemente de fácil aplicabilidade e que propicie bons resultados, como a pena de morte e a prisão perpétua.
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO – Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/24762/violencia-e-criminalidade>. Acesso em: 16 abr. 2014.

De acordo com o texto podemos afirmar:

2

Respostas

2014-05-25T15:40:15-03:00
A sociedade organizada se sente...(esta é a resposta certa)
2014-05-26T11:12:44-03:00
Resposta correta:

A sociedade organizada se sente fragilizada diante da incapacidade do Estado em controlar e repreender a violência existente no país.