Trabalho de quimica ajudaa !!!

1- porque acrecentando sal ou açucar a uma quantidade de agua que esta iniciando fervura, ela para de ferver ? Por que se acrecenta sal ao gelo utilizado para gelar bebidaas mais rapidamente ?

2- como a pressão osmotica atua nas celulas vivas,vegetais e animais, nas frutas e vegetais ?

3- no preparo de compotas (doces de frutas), o processo de osmose ocorre entre a fruta e a calda açucarada. Explique o que acontece quando se atinge o equilibrio osmotico ?

1

Respostas

2013-06-26T23:07:36-03:00

1) Quando pura a temperatura de ebulição da água é ~ 100°. Quando adiciona-se açúcar ou sal essa temperatuda de ebulição não é mais a de 100° e sim , outra acima por se tratar de uma solução e não mais de subtância pura.

  O sal se dissolve facilmente na água e reduz seu ponto de congelamento. Pura, a água congela a cerca de 0 ºC. Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo. Além disso, o sal dissolvido provoca uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. 

3) as células das frutas são envoltas por uma membrana celular que logo permitem a passagem de solvente (ÁGUA) através dela. Como eu tenho uma calda com concentração elevada de açúcar as células vão se desidratar um pouco, até que seja atingido o equilíbrio osmótico (concentração do suco intracelular igual a concentração da calda).

11 4 11