Conteúdo: Cinética QuímicaAlguns medicamentos de natureza ácida, como vitamina C (ácido ascórbico) e aspirina (ácido acetilsalicílico), são consumidos na forma de comprimidos efervescentes. Um professor partiu desse acontecimento cotidiano para demonstrar a influência de certos fatores na velocidade de reação. Primeiramente (caso A), pediu que os alunos medissem o tempo de dissolução de um comprimido efervescente inteiro em um copo de água em temperatura ambiente (25°C). Em seguida (caso B), sugeriu que repetissem a experiência, usando um comprimido inteiro, em um copo de água gelada (5°C). Finalmente (caso C), recomendou que utilizassem um comprimido partido em vários pedaços, em um copo de água em temperatura ambiente (25°C). A respeito deste experimento foram efetuadas as seguintes afirmações:

I.
A velocidade de reação, indicada pelo desprendimento de gás, foi maior para o teste A (comprimido inteiro a 25°C).
II.A velocidade de reação, indicada pelo desprendimento de gás, foi maior no teste C em relação à velocidade alcançada no teste A.
III.A temperatura causa grande influência sobre a velocidade de reação, pois, aumenta o grau de agitação entre as moléculas e, assim, a chance de contatos efetivos ocorrerem.
IV.O pó triturado garante maior velocidade de reação, pois, apresenta menor área de contato em relação ao sólido inteiro.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

A) I e II
B) II e III
C) I, II e III.
D) II, II e IV.
E) I, III e IV.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-24T10:31:06-03:00
B esta correta  , pois a alternativa b corresponde ao texto propagado
3 3 3