Respostas

2014-05-24T21:53:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Sim, as cheias eram observadas com atenção pelos egípcios, de maneira que, quando as águas baixavam, eles aproveitavam para plantas nas terras. Uma das consequências interessantes disso foi o desenvolvimento da geometria, que possibilitava determinar o tamanho exato de cada pedaço de terra administrado pelo agricultor responsável.

Isso é refletido na frase de que o Egito é uma dádiva do Rio Nilo, que é atribuída ao historiador da Grécia Antiga Heródoto, por volta do século 5 a.C. A explicação dessa frase é que, desde aquela época, a paisagem do Egito era dominada pelo Deserto do Saara, no qual a vida humana  é bastante difícil, sendo quase impossível manter uma civilização com grandes vilas e cidades nesse ambiente.

Apesar dessa paisagem desoladora, atravessando o deserto há um longo e estreito rio, o Rio Nilo,  com aproximadamente 6.655 quilômetros, o segundo maior do mundo - perdendo para o Rio Amazonas-. Assim, o rio proporcionava água para a população do Antigo Egito.

Além disso, esse rio apresentava cheias periódicas, que inundavam as margens, enriquecendo os solos com minerais e sedimentos estimulantes para a produção agrícola, realizada quando as margens secavam. Esses locais eram plantados com trigo e cevada, bem como cebola, alho-poró, melão, grão-de-bico, maçã, romã, tâmaras, dentre outros. O rio proporcionava, ainda, a caça e a pesca. Era possível, ainda, exercer a pecuária.

Portanto, a frase "O Egito é uma dádiva do Nilo" reconhece que esse corpo hídrico foi essencial para o surgimento e desenvolvimento de vilas, cidades, e da própria civilização egípcia, ao possibilitar água e alimentos para a manutenção de grandes quantidades de pessoas.

Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas ",  e " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
19 4 19