Leia o texto a seguir:

Violência contra idosos no contexto familiar: uma reflexão necessária
Trata-se de uma reflexão acerca da violência contra a pessoa idosa no Brasil, enfatizando a violência familiar, que se acentua gradativamente nos dias atuais. Destaca-se nessa reflexão o processo de envelhecimento pujante pelo qual passa a sociedade brasileira, posto que a complexidade do envelhecimento representa um desafio para muitos setores da sociedade – academia, sociedade civil, instituições públicas – que precisam se preparar para receber essa população idosa de um futuro cada vez mais próximo.
O envelhecimento traz em seu seio questões diversificadas, que refletem tanto na sociedade em geral, como na esfera familiar. De acordo com Silva e Lacerda (2007), estima-se que na segunda metade deste milênio existirão mais de 31 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos no país, o que deixará o Brasil com a sexta população mais envelhecida do planeta.
Nesse cenário têm sido crescentes os casos de denúncia de violência contra idosos, em sua maioria ocasionada (a violência) pela própria família, que desconhece as variadas facetas do envelhecimento e as garantias legais designadas a essa parcela da população. As causas do aumento da violência são diversas e vão desde conflitos interpessoais – índices de vulnerabilidade social, alterações na estrutura familiar e suas novas configurações – até a impunidade oficial, omissão do poder público ao deixar de cumprir o que está determinado em lei no que diz respeito à garantia dos direitos humanos dos idosos. [...] (BERGER & CARDOSO, 2013, p. 2).
De acordo com o texto podemos afirmar que:

a)
A temática acerca da violência familiar é um assunto delicado que requer o envolvimento do poder público na tentativa de solucionar o problema e conscientizar a sociedade sobre o respeito à garantia dos direitos humanos dos idosos.
b) A violência contra a pessoa idosa não causa muita preocupação à sociedade brasileira pelo cumprimento dos direitos humanos dos idosos no Brasil.
C) Não existe nenhum amparo legal que envolva os direitos da pessoa idosa.
D) O Brasil está se preparando para enfrentar o processo de envelhecimento da população por intermédio de atitudes proativas visíveis tanto na academia quanto nas instituições públicas.
E)A pessoa idosa é apoiada, na maioria das vezes, pelos seus familiares que possuem estrutura emocional e financeira para suportar o processo de envelhecimento. Portanto, são poucos os casos relatados de violência familiar contra o idoso.

1

Respostas

2014-05-24T16:40:45-03:00
A alternativa correta é a alternativa A
Resposta correta: A temática acerca da violência familiar é um assunto delicado que requer o envolvimento do poder público na tentativa de solucionar o problema e conscientizar a sociedade sobre o respeito à garantia dos direitos humanos dos idosos.