O desenvolvimento científico e tecnológico permitiu, nos últimos 100 anos, um grande avanço no setor aeroespacial, culminando com a corrida espacial e todas as suas consequências. Leia a reportagem a seguir que trata do telescópio espacial Hubble.
Hubble capta imagem de aglomerado formado por mais de 100 mil estrelasFotografado pelo Hubble, Messier 5 fica a cerca de 25 mil anos-luz da Terra. O conjunto é formado por estrelas com idade média de 13 bilhões de anos.
Imagem feita pelo telescópio espacial Hubble mostra aglomerado glanular Messier 5 (Foto: Reuters/Nasa/Hubble Space Telescope).
A NASA divulgou, nesta sexta-feira (25), uma imagem feita pelo telescópio espacial Hubble do aglomerado globular Messier 5 (ou M5). Um aglomerado globular é um antigo conjunto de estrelas, que se dispõem em formato esférico e que estão ligadas entre si pela gravidade.
O Messier 5 reúne mais de 100 mil estrelas em uma área com diâmetro de 165 anos-luz. A uma distância de 25 mil anos-luz da Terra, as estrelas do aglomerado têm, em média, 13 bilhões de anos, segundo a agência espacial americana.
Analisando criticamente a reportagem citada acima e baseado em seu conhecimento sobre os temas tratados, é correto afirmar:

A) O avanço da tecnologia aeroespacial permitiu ganhos em outras áreas, como telecomunicações, química e engenharia, o que justificaria, em partes, os gastos substanciais nesta área.
B)O problema econômico que os americanos têm passado vêm do fato de que os recursos necessários para salvar a economia são constantemente destinados a projetos caros sem conexão com o mundo real.
C)Todo o interesse dos Estados Unidos pela ciência é na verdade um desejo de espionar seus inimigos com telescópios cada vez mais potentes.
D)A corrida espacial foi um marco da civilização ocidental, ainda que não tenha tido resultados práticos no dia a dia.
E)O investimento em tecnologias, como o telescópio espacial Hubble, não se justifica enquanto temos tantas pessoas passando necessidade na Terra. Investir em ciência é deixar de gastar com pessoas.


1

Respostas

2014-05-25T18:43:38-03:00
A)O avanço da tecnologia aeroespacial permitiu ganhos em outras áreas, como telecomunicações, química e engenharia, o que justificaria, em partes, os gastos substanciais nesta área.