Respostas

2014-05-25T12:19:48-03:00

A queda do Império Romano foi causada por uma série de problemas internos que fragilizaram o Império e o colocaram à disposição de invasões de outros povos. Apesar de ser uma obviedade, todo Império começa a decair após alcançar o seu apogeu, e com Roma não foi diferente. 

Crise política 
saque de Roma 
Grande invasão de 406 
A invasão dos hunos no Ocidente 

Um dos fatores da queda do império romano foi a amplitude das fronteiras do Ocidente romano, o que possibiltava que fossem totalmente guarnecidas. Para infelicidade ocorreu também que as imigrações germânicas tomaram clara e decididamente a direção ocidental. A metade oriental do império romano sobreviveu até 1453. Desapareceu portanto, 977. Quando Roma desapareceu como centro do império, ainda sobrevivia no Mediterrâneo oriental uma grande civilização da antiguidade. Já na parte ocidental, com a chegada dos germânicos, iniciou-se um longo processo de fusão entre estes uma e a tradição, que só iria ganhar contornos preciosos com a constituição do feudalismo, a partir do séc. 
1 5 1
2014-05-25T12:20:52-03:00
Quando Roma parou de conquistar territórios ela parou de ter escravos logo parou de adquirir riquezas e assim não investiu mais nos exércitos. com os exércitos enfraquecidos a roma ocidental começou a ser atacada pelos bárbaros até que Roma a roma ocidental caiu.
1 4 1