A quantidade de água nas represas das usinas hidrelétricas brasileiras pode indicar um novo apagão – o que prejudicaria muito nossa economia. Leia a reportagem reproduzida a seguir que trata do tema:

Represas chegam ao fim de abril com nível abaixo do considerado seguro.
Segundo o ONS, hidrelétricas iniciam maio com armazenamento em 39%. Para evitar risco de problemas no setor elétrico, nível deveria ser de 43%.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que os reservatórios das principais hidrelétricas do país devem chegar ao fim do período de chuvas de 2014 com armazenamento de água abaixo do limite considerado seguro para garantir, sem problemas, o abastecimento de energia no país ao longo deste ano.
O chamado período úmido, quando as chuvas são mais intensas, termina junto com o mês de abril. E, de acordo com relatório do ONS divulgado na sexta-feira (25), as represas das hidrelétricas que ficam no Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% da capacidade de geração de energia do país, devem chegar ao dia 2 de maio (próxima sexta) com 39% de armazenamento. [...]
O governo vem negando risco de racionamento no Brasil. Em notas divulgadas nos últimos meses, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) afirma que o país só deve enfrentar falta de energia em 2014 caso ocorra nos próximos meses “uma série de vazões pior do que as já registradas”, algo que o CMSE considera “evento de baixa probabilidade”.

A respeito da tecnologia ligada à geração de energia elétrica e da matriz energética do Brasil é correto afirmar:
a)
Hidrelétricas são uma das fontes mais baratas e acessíveis no Brasil, o que faz também com que haja uma concentração da geração de energia nesse setor. Esta concentração causa também, no longo prazo, dependência.
b)Como o texto não menciona que o problema da geração de energia pode ser agravado pelo aumento da demanda de energia elétrica, conclui-se que o uso cada vez mais intenso da energia elétrica não é um grande problema nesta hora.
c)Fontes alternativas como a eólica e solar seriam mais do que suficientes para substituir as hidrelétricas do país, sem nenhum prejuízo para a população.
d)Um novo apagão deve ser completamente desconsiderado, já que os níveis das represas são suficientes para atender a todas as necessidades da população.
e)A falta de vontade política não agrava o problema, como alguns podem pensar. O problema é único e exclusivamente da falta de chuva.

2

Respostas

2014-05-25T12:56:51-03:00
A) Hidrelétricas são uma das fontes mais baratas e acessíveis no Brasil, o que faz também com que haja uma concentração da geração de energia nesse setor. Esta concentração causa também, no longo prazo, dependência.
2 4 2
2014-05-26T01:23:43-03:00
Sua resposta: Hidrelétricas são uma das fontes mais baratas e acessíveis no Brasil, o que faz também com que haja uma concentração da geração de energia nesse setor. Esta concentração causa também, no longo prazo, dependência.
3 3 3