Um aviao de passageiros vai do aeroporto de Congonhas (SP) ao aeroporto de Santos Dumont (RJ) em 40 min. A distância entre as cidades é de aproximadamente 400km.

A) qual é a velocidade media aproximada do aviao em km/h?

B) esse aviao é supersônico? (calculo)

2

Respostas

2013-06-27T17:55:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

v = s/t

 

a)

v = 400 km / 0,67 hr

 

v = 597 km/k

 

b) v = (400.000 m) / 2400 s

 

    v = 166,67 m/s

 

    Não e supersonico  ( Velocidade son = 340 m/s)

3 4 3
A melhor resposta!
2013-06-27T18:07:06-03:00

Para começar vamos analisar os dados que o problema nos apresenta:

Vm = ?
T = 40min ou 0,67h
Deslocamento: 400km

Feito isso para calcular usaremos a expressão da velociade média Vm = DELTAS/DELTAT

 

Vm = DELTAS/DELTAT
Vm= 400km/0,67hr
Vm = 597km/h

B) Vamos lá então para um avião ser supersonico ele tem que ter a velocidade igual ou maior a do som sendo que a velocidade do som é de 300m/s, Então para tirar a prova Vamos converter a velocidade do avião para m/s.

 

597/3.6= 166m/s


Já que a velocidade do avião é de 166m/s então o avião não é supersonico.

3 5 3