Respostas

2014-05-25T15:06:18-03:00
São áreas planas em elevadas altitudes. Exemplo: Chapada dos Guimarães.
A melhor resposta!
2014-05-25T15:06:56-03:00
Chapada é uma formação geológica acima de 600 metros que possui uma porção plana na parte superior. A causa pela qual a superfície da chapada seja plana é a erosão. Naturalmente são terrenos de superfície bastante plana, cuja altitude se destaca das áreas ao redor.No Brasil, existem chapadas na região Centro-Oeste. As chapadas do Centro-Oeste, como a dos Veadeiros em Goiás e dos Guimarães no Mato Grosso, são divisores de águas entre as Bacias Amazônicas, Platina, do rio São Francisco e do Tocantins. No Nordeste Oriental a Depressão Sertaneja e do rio São Francisco sofreram transgressão marinha, o que contribuiu para a presença de fósseis de répteis gigantescos na Chapada do Araripe e em jazidas de sal-gema (cloreto de sódio encontrado no subsolo). A maior chapada brasileira é aChapada Diamantina.
1 5 1