O desenvolvimento científico e tecnológico permitiu, nos últimos 100 anos, um grande avanço no setor aeroespacial, culminando com a corrida espacial e todas as suas consequências. Leia a reportagem a seguir que trata do telescópio espacial Hubble.

Hubble capta imagem de aglomerado formado por mais de 100 mil estrelasFotografado pelo Hubble, Messier 5 fica a cerca de 25 mil anos-luz da Terra. O conjunto é formado por estrelas com idade média de 13 bilhões de anos.Imagem feita pelo telescópio espacial Hubble mostra aglomerado glanular Messier 5 (Foto: Reuters/Nasa/Hubble Space Telescope).
A NASA divulgou, nesta sexta-feira (25), uma imagem feita pelo telescópio espacial Hubble do aglomerado globular Messier 5 (ou M5). Um aglomerado globular é um antigo conjunto de estrelas, que se dispõem em formato esférico e que estão ligadas entre si pela gravidade.
O Messier 5 reúne mais de 100 mil estrelas em uma área com diâmetro de 165 anos-luz. A uma distância de 25 mil anos-luz da Terra, as estrelas do aglomerado têm, em média, 13 bilhões de anos, segundo a agência espacial americana.
Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04/hubble-capta-imagem-de-aglomerado-formado-por-ma.... Acesso em: 28 abr. 2014.

Analisando criticamente a reportagem citada acima e baseado em seu conhecimento sobre os temas tratados, é correto afirmar:

1

Respostas

2014-05-25T21:49:59-03:00
O avanço da tecnologia aeroespacial permitiu ganhos em outras áreas, como telecomunicações, química e engenharia, o que justificaria, em partes, os gastos substanciais nesta área.
1 5 1