Nos últimos anos tem sido muito debatido e difundido, em nível internacional, a importância de que os povos assegurem o direito à igualdade entre as pessoas. Contudo, também se defende o direito de cada ser humano em ser diferente, isto é, em ser diverso. O que representa, na prática, esse debate?

2

Respostas

2013-06-28T15:21:26-03:00

essa pratica demonstra que todos os povos tem culturas e formas de ser organizar diferenciadas e que isso deve ser respeitado por todos. mesmo que exista conflitos entre povos e culturas diferentes isso nao significa que todas as pessoas pensem igual e sim de forma diferente mesmo em conflitos importantes como a guerra civil na siria nem todos apoiam o governo sirio e nem os rebeldes muitos sao neutros e sao vitimas de conflitos que acabam dividindo paises e povos

2013-06-29T09:18:29-03:00

A igualdade entre as pessoas pressupõe o acesso aos mesmos direitos, de modo que não haja privilégios de um grupo em relação a outro. Na prática isso é uma piada, pois sabemos que não há a homogeneização das oportunidades, os indivíduos não desfrutam dos mesmos serviços. Prova disso corresponde à latente desigualdade social que colocam alguns segmentos sociais à margem da sociedade. A burguesia, desde o início, forjou a estrutura social. Enquanto as leis defendem a igualdade perante à lei, a polícia, com o aval da burguesia, repreende o pobre e o negro, tendo em vista que estes foram e são constantemente negligenciados pelo Estado. 

Já o direito do ser humano ser diferente está atrelado à própria identidade do homem. A diversidade é uma característica dos povos de todo o mundo. Pensamos, agimos e falamos de modos diferentes. O Brasil é o maior exemplo de como a heterogeneidade social existe e deve ser legitimada. O canto das três raças nos apresenta como povo singular e rico culturalmente.