Reciclagem contribui com a natureza e a renda de famílias em Itapetininga

A reciclagem do lixo, além de ajudar a preservar o meio ambiente, gera renda para famílias. É o caso da cooperativa de reciclagens de Itapetininga (SP), onde mais de 20 trabalhadores recolhem, em média por mês, mais de 34 toneladas de lixo recicláveis das casas da cidade.
Em Itapetininga, a função da cooperativa de recicláveis é ainda mais importante, pois a situação do lixo no município é crítica. Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a cidade não tem um local adequado para fazer o armazenamento e o descarte correto de lixo. No lixão improvisado não há mais espaço. O resultado dessa situação é que em um ranking estadual que mede o cuidado com o meio ambiente, o município ficou entre os 25 piores do estado.
O material recolhido das casas é vendido por uma rede de cooperativas que envolvem 19 municípios da região. A renda é revertida para os cooperados que conseguem receber por mês de R$ 800 a R$ 1,2 mil. A coletora, Maria de Lourdes Soares, diz que hoje consegue trabalhar tranquila no galpão da cooperativa. Por 30 anos ela fez a separação no lixão da cidade. “Não é ruim, durante o tempo que estou aqui é bom. É melhor do que quando eu trabalhava no lixão. Lá era sofrido, sofri muito quando estava trabalhando lá”, conta.
Em 2013 foram recolhidas quase 160 toneladas de papel, 62 toneladas de plástico e cerca de três toneladas de óleo residual de fritura. A presidente da cooperativa, Edinilda Feliciano, diz que essa quantidade ainda é pequena, pois os cooperados não conseguem atingir todo município. A expectativa é ampliar a coleta seletiva na cidade. “Nós queremos e vamos conseguir aumentar o número de coletores. E gostaria de pedir para o pessoal que coleta na rua, que nos procurem para trabalhar com a gente, para aumentar mais a abrangência da coleta”, afirma.FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/04/reciclagem-contribui-com-natureza-.... Acesso em: 26 abr. 2014. Adaptado.
Considerando o texto acima, infere-se que:

A)
A quantidade de lixo recebida na cooperativa abrange todo o município.
B) O trabalho de separação do lixo coletado gera renda aos catadores cooperados.
D) Não há muita demanda pelo trabalho de catadores na cidade.
E) O lixo tem destinação adequada na cidade.
F) O lixão é o local apropriado para o descarte de resíduos sólidos.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T01:12:28-03:00
B) O trabalho de separação do lixo coletado gera renda aos catadores cooperados.
2 5 2