Respostas

2014-05-26T15:07:08-03:00

Iluminismo é uma doutrina filosófica (conjunto de idéias), tipicamente burguesa, que marcou a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e precedeu a Revolução Francesa. Teve seu inicio na Inglaterra, no século XVII e seu auge na França, no século XVIII. A doutrina teve como “pai” o filósofo John Locke e Renée Descartes (pai do racionalismo) como possibilitador. Outros filósofos como Rousseau, Voltaire, Hobbes, Kant, Montesquieu, Hume e Adam Smith também compartilhavam as idéias da doutrina. Esses filósofos se julgavam a luz do conhecimento, por isso eram chamados de iluministas. 

Resumindo o iluminismo em uma única frase, pode-se dizer que ele é a “saída do ser humano do estado de não emancipação em que ele próprio de colocou. Essa não emancipação é a incapacidade de fazer uso da razão sem recorrer a outros” – Kant 

A partir dessas máximas o Iluminismo precedeu e possibilitou a Revolução Francesa e suas conseqüências influenciaram também a historia dos Estados Unidos e até mesmo do Brasil, além de influenciar a sociedade até hoje, afinal, todos os cidadãos que vivem em uma democracia são livres, iguais e tem o direito de adquirir uma propriedade. 
Os princípios iluministas eram o racionalismo (duvidando-se de tudo é que se chega à verdade absoluta), individualismo (cada um deve ser responsável pela sua evolução) e a liberdade religiosa (eram contra a religião, mas não contra Deus – conseqüência da Reforma Protestante). Esses princípios refletem hoje em nossa sociedade, onde as pessoas não têm mais tanto afinco com as religiões.
2014-05-26T15:42:14-03:00
Sabe-se que o iluminismo é o século das luzes, das ideias...  Que tal expor os pontos negativos e positivos de alguns pensadores. Dá um joinha se ajudou!
1 1 1