Respostas

2014-05-26T16:17:58-03:00
A melhor resposta!
2014-05-26T17:02:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Razão a2-a1 =  8 - 4 = 3     razão = 3 

an = a1 + ( n -1) . r
 
an = 5 + ( 4 -1) . 3

an = 5 + 9
an = 14

Fórmula para Soma Termos  => Sn = ( a1 + an ) . n /  2

Com os valores conhecidos calculamos  ( Sn )
Sn = ( a1 + an ) . n /  2  
Sn = ( 5 + 14 ) . 4 /  2 
 
Sn = 19 . 2
 
Sn = 38                                      Soma = 38

an = a1 + ( n -1) . r    an
a1 = 5 + ( 1 -1) .3         5
a2 = 5 + ( 2 -1) .3         8
a3 = 5 + ( 3 -1) .3         11
a4 = 5 + ( 4 -1) .3         14

os termos são:  {5, 8, 11, 14}
17 4 17