Respostas

2013-06-28T23:23:38-03:00

Foi na transmissão de duas caracteristicas , como a cor e o aspecto dos graos de ervilha ,oou a cor e o tipo de implantação das flores.ele observou que a distribuição dos fenotipos ,em f2 ,ocorria nas mesmas proporções,para cada 16 ervilhas apareciam sempre  4 fenotipos diferentes. 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-06-29T09:06:49-03:00

Segundo ele as diferenças de uma caracteristica eram erdadas independentemente da diferença de outras caracteristicas,ou seja, ele observou que na segregação dos gametas algumas caracteristicas eram transmitidas independentemente de se mostrarem visíveis nos progenitores.

 

O seu experimento com as ervilhas demonstravam isso muito bem, após cruzar ervilhas com diferentes caracteristicas: cor, flor,aspecto da vagem e da semente; ele constatou que os genes de cada carácter passavam  de forma independente dos demais, ou seja, o fenótipo dominante não era transmitido obrigatoriamente como o fenótipo dominante, o mesmo ocorreu com a transmição dos fenótipos recessivos para os descendentes.

 

Um exemplo mais claro pode ser visto entre um casal que possui olhos azuis, na segragação dos seus gametas o fenótipo dominante que define a cor dos seus olhos pode ser passado como fenótipo não dominante para o se filho, que pode nascer com cor diferente em decorrencia do fenótipo recessivo que eles possuiam mas que foi passado como fenótipo dominante.  Não que isso seja universal, mas sim um mero exemplo, porque os fenótipos dominante e recessivo também podem ser transmitidos assim como são ; dominante e recessivo.

 

 

1 5 1