Vamos considerar que nossas análises para a tomada de decisões envolvem muitas técnicas matemáticas e estatística que ajudam o decisor a embasar suas escolhas. Nesse sentido conceitui e discuta a importância dessas técnicas em termos de apoio à decisão destacando o que cada medida evidencia.
VPL - VALOR PRESENTE LÍQUIDO
TIR - TAXA INTERNA DE RETORNO
PAYBACK - PERÍODO DE RETORNO

1
Me ajudem por favor!

Respostas

2014-05-26T20:03:51-03:00
Vamos la:
O VPL é calculada a diferença entre o valor presente dos benefícios (ou pagamentos)previstos de caixa e o valor presente do fluxo de caixa inicial(valor do investimento,do empréstimo,ou do financiamento).O valor presente liquido nao identifica diretamente a taxa de rentabilidade ou do custo da operação financeira.
Se o VPL for maior que 0 o capital investido sera recuperado Se o VPL for menor que 0 o valor investido não sera totalmente recuperado,sendo assim o investimento não deve ser feito.
 A TIR é a taxa de juros ou desconto que igual em determinado momento o valor presente das entrardas(recebimentos)e o das saídas(pagamentos) previstas de caixa.Geralmente foco de comparação dos fluxos de caixa.Para decidir se um investimento deve ou não ser realizado  é necessário comparar-a a taxa requerida(r) tambem chamada de taxa minima requerida ou de custo de capital. 
Se a TIR maior que r o investimento deve ser realizado,mas se a TIR for menor que r o investimento não deve ser realizado.
E por último o Payback que é um método simples que estima qual o prazo necessário para a recuperação do investimento.Para o cálculo do Payback simples ,basta somar os fluxos de caixa gerados pelo investimento até igualar ao investimento inicial,Quanto a aceitar o rejeitar determinado projeto de investimento usando o cálculo do Payback o período do Payback deve ser confrontado com o período limite estabelecido pela empresa.Se o Payback for maior que o tempo de retorno esperado o investimento é atraente.