Respostas

2014-05-26T20:15:55-03:00
Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina política emanada do livro O Príncipe, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513. 
Nesta obra e em outras como nos Discursos sobre as décadas de Tito Lívio, propõe Maquiavel, o modelo ideal de príncipe governante, fundando-se na sua experiência política como secretário de príncipes e em suas múltiplas leituras como historiador. Tem uma obsessão sobretudo como há de ser o caudilho que logre a unidade e independência da Itália, vítima de numerosas intrusões exteriores e divisões internas em múltiplas repúblicas que lutam entre si. Propõe, de fato, a figura de Fernando, o católico por causa de sua astúcia. 
Do ponto de vista ético é muito criticado porque a sua doutrina, mal interpretada, é entendida erroneamente, como sintetisa a famosa frase nunca escrita por Maquiavel, "os fins justificam os meios". Em verdade, o que foi de fato escrito foi que "certos fins justificam certos meios", como tratado no livro "O Príncipe".
2014-05-26T20:40:26-03:00
Maquiavel falava que '' Os fins justifica os meios'' somente na politica, porém os maus interpretadores chamava Maquiavel de maquiavélico pois achava que ele usava essa expressão de forma geral.