O lixão é a disposição do lixo a céu aberto, sem nenhum critério sanitário de proteção ao ambiente, que possibilita o pleno acesso de vetores de doenças, como moscas, mosquitos, baratas e ratos ao lixo.
Segundo a ABNT/NBR-8849/85, um aterro controlado caracteriza-se pela disposição do lixo em local controlado, onde os resíduos sólidos recebem uma cobertura de solos ao final de cada jornada. Ao contrário dos aterros sanitários, os aterros controlados geralmente não possuem impermeabilização dos solos nem sistema de dispersão de chorume e gases, sendo comum nestes locais a contaminação de águas subterrâneas.
Fonte: Disponível em: <http://www.ceset.unicamp.br/~mariaacm/ST114/lixo.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2014


Fonte: Disponível em: <http://www.fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=4460&cat=0>. Acesso em: 14 mar. 2014.

Analisando as informações apresentadas, dê o seu posicionamento com relação à destinação final dos resíduos sólidos.
Elabore uma argumentação coerente para apresentar a sua opinião.

1

Respostas

2014-05-26T21:41:57-03:00
O lixão é uma forma de tratamento do lixo que não contém o tratamento necessário podendo causar poluição do solo, lençóis freáticos, etc. Já por outro lado os aterres sanitários, em comparação seria uma melhor opção de tratamento pois possui menos taxa de risco de poluição pois antes de depositarem o lixo o solo é coberto. E os aterros controlados não possuem proteção do ambiente assim como o lixão, também podendo trazer um grave problema dentre vários: o chorume