um ciclista passa ao lado de outro em um instante( tempo inicial), o ciclista noberto esta em repouso,mas imediatamente passa a acelerar a 0,5 m/s. O ciclista edson mantem uma velocidade constate de 5 m/s. Ambos percorrem trajetorias retilineas paralelas, correndo no mesmo sentido. determine

a) o instante em que noberto fica lado a lado novamente com edson;

b) a velocidade que noberto desenvolve nesse instante

2

Respostas

2013-06-29T18:57:13-03:00

V=0+0,5t

V=0,5t

 

V=5m/s (constante)

 

a) 0,5t=5

t=5/0,5

t=10 s

 

b) 10s corresponde á V=0,5*10

v=5m/s

 

__________________________

Se puder marcar minha resposta como a melhor agradeço. Desculpas

26 4 26
A melhor resposta!
2013-06-29T19:18:51-03:00

Noberto:

S= So+vot+at²/2 (Fórmula do MUV), S- posição final. So- posição inicial. vo- velocidade inicial= zero (está em repouso), a- aceleração= 0,5 m/s³. t- tempo, nesse caso, de encontro.

S= So+ 0.t 0,5t²/2

 

Edson:

S=So+vt (Fórmula do MU)

S=So+5t

 

No instante em que eles se encontram a posição final é a mesma, logo

 

S noberto = S edson

So+0,5t²/2 = So +5t, corta o So e faz extremos e meios

0,5t²=10t

0,5t²-10t=0, colocando o t em evidencia fica:

t(0,5t-10)=0, para uma multiplicação ser zero um dos multiplicadores deve ser igual a zero:

 

t=0 ou 0,5t-10=0

             0,5t=10

             t=20s

 

t=0 (encontro do começo quando Noberto começa a acelerar)

a) t= 20s (encontro de quando Noberto alcança Edson novamente)

 

b)v=vo +at, v=velocidade final

  v=0+0,5.20

  v=10m/s

 

 

8 5 8