Respostas

2014-05-27T00:10:52-03:00
O que vai acontecer é que irá mexer no equilíbrio dinâmico do sistema em questão, pense o seguinte:
Com a especialização da espécie, ela está muito apta a pegar sua presa correto?
Assim o número de pressas vai diminuir, drasticamente por se dizer, mas ai é a questão os poucos que sobreviveram são os melhores da espécie de presas, ou seja, a especialização do predador acabou induzindo a especialização da presa. Assim sendo os poucos que sobreviveram de presas vão se cruzar e perpetuarem os seus genes bons de bom ouvidor, corredor, ou seja vai acontecendo uma especialização das presas já que apenas as melhores presas sobrevivem.
Em contrapartida o número de predadores vai diminuir também, porque? não há alimento para todos e sem alimento para todos apenas os melhores e mais rápidos vão conseguir suas presas. 
É bom lembrar que em uma população há sempre variação genética alguns ouve, caçam, correm, melhores do que os outros, é difícil termos em um ecossistema uma população homogênea.
Assim o dinamismo do ecossistema em questão sempre se mantem constante, quando a quantidade de presas começa a diminuir também e a de predadores aumentar, posteriormente vai acontecer o contrário a quantidade de presas vai aumentar e a de predadores vai diminuir e assim sucessivamente.
2014-05-27T02:27:57-03:00
É certo que haverá um desequilíbrio ecológico. Ou a espécie da base entrará em extinção no ambiente ou precisará buscar meios de especialização para se proteger do predador.
Em caso de extinção, a espécie predadora perderá sua fonte de alimento. Então ou ela entrará em processo de canibalização, ou haverá um forte declínio da espécie predadora, ou ainda a espécie buscará outros ambientes ao qual possa conseguir alimento.
Já em caso de especialização da espécie que lhe serve de alimento em razão de sobrevivência, o equilíbrio voltará, pois neste jogo de forças pela sobrevivência, a oferta de alimentos será proporcional ao número de predadores.