Analise a notícia a seguir:
Gangues controlando áreas mostram falência da segurança pública
falencia-da-seguranca-publica/>. Acesso em: 19 abr. 2014.

A “chamada" acima refere-se à reportagem do O POVO, publicada em fevereiro de 2014, com a localização geográfica de gangues criminosas que criam um “Estado” paralelo, determinando a vida da comunidade em 16 bairros de Fortaleza (enquanto outros 17 estão em vias de se submeter ao mesmo controle), provocando um debate acerca de políticas públicas de segurança a serem aplicadas no Estado do Ceará. Considerando a temática em torno da notícia, julgue as seguintes afirmativas:
I. Com a existência de gangues rivais, a maioria da população trabalhadora que reside em áreas de conflitos, é obrigada a obedecer a certo tipo de “poder paralelo” que ignora a existência do Estado. Bastando morar em uma determinada área do bairro para ser segregada pela gangue rival.
II. Nas grandes cidades, os conflitos de territorialidade transformam alguns bairros em áreas arriscadas de se transitar, considerando os limites de circulação, muitas das vezes, impostos por gangues.
III. O aparato estatal está estruturado para combater o terrorismo causado por gangues nas cidades de todo o Brasil.
IV. As gangues são compostas por voluntários que defendem a participação do Estado na manutenção da ordem pública nos bairros das grandes metrópoles.
Está correto apenas o que se afirma em:

( ) II e IV
( ) III e IV
( ) I e IV
( ) I e II
( ) II e III

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T08:53:06-03:00
I e II estão corretas
3 3 3