A década de 1990 foi marcada por reformas não apenas no setor educacional, mas em vários outros, refletindo a própria reforma administrativa do Estado. Sobre a iniciativa, assinale a alternativa correta.

O então presidente Fernando Henrique Cardoso se manifestou contra a reforma. Com as mudanças administrativas, a privatização de empresas públicas foi proibida. As alterações no modo de administrar o Estado foram justificadas pelas crises estruturais do capitalismo, especialmente no que se refere à interferência estatal na economia e oferta de serviços sociais. A reforma do Estado não chegou a ser colocada em prática em virtude do clamor popular. A população foi às ruas e protestou veementemente contra a reforma.

1

Respostas

2013-06-30T11:54:04-03:00

As alterações no modo de administrar o Estado foram justificadas pelas crises estruturais do capitalismo, especialmente no que se refere à interferência estatal na economia e oferta de serviços sociais.

acho que você se esqueceu de colocar as alternativas.

As crises ciclicas do capitalismo demonstraram que o Estado isolacionista, ou seja, que não intervém na economia enfraquecem setores estratégicos com educação e saúde. Desse modo, a existência de um órgão interventor é primordial no sentido de alcançar o equilibrio socioeconômico.

 

1 5 1