Questão de escolha múltipla. Assinale as alternativas que possuem AFIRMATIVAS FALSAS no seu enunciado.
a) ( ) Como a culpa parece ser um fenômeno de caráter existencial, presente em todas as épocas e culturas, ela pode se tornar um objeto de estudo de diversas disciplinas e ciências, tais como a psicologia, sociologia, teologia e antropologia, áreas que se ocupam da dimensão humana, da qual a culpa faz parte.
b) ( ) Como afirma uma reportagem da revista Veja, a sociedade moderna imputa e atribui ao ser humano culpas cotidianas como comer demais, desempenho sexual, competição no emprego e insucesso financeiro. Isto parece indicar que a culpa não é mais apenas uma questão de escolha pessoal, mas uma imposição social e relacional.
c) ( ) A culpa, como uma dimensão humana, traz, em si mesma, um componente civilizatório, regulador das relações humanas. Neste sentido, poderíamos, num exame de consciência, admitir que o sentimento de culpa já fez parte de nossa história e biografia, o que, em certa medida, indica que somos sujeitos saudáveis psiquicamente.
d) ( ) Uma das principais marcas da culpa é a de que ela é um tipo de sentimento marcado pela objetividade e generalização conceitual. Independente do tempo histórico ou da cultura, os diferentes tipos de culpa permanecem imutáveis, ficando imunes a aspectos ou diferenças individuais, familiares ou mesmo religiosas.
e) ( ) A culpa é um produto exclusivo das religiões, criado e mantido exclusivamente por elas. Portanto, tal como afirma Freud, há dados suficientes para comprovar o fato de que, fora do âmbito religioso ou espiritual, a culpa deixaria completamente de existir numa sociedade.

1
Alguem por favor?

Respostas

2014-05-27T10:36:53-03:00
e) (x) A culpa é um produto exclusivo das religiões, criado e mantido exclusivamente por elas. Portanto, tal como afirma Freud, há dados suficientes para comprovar o fato de que, fora do âmbito religioso ou espiritual, a culpa deixaria completamente de existir numa sociedade

Acho que seria essa mas não tenho certeza.