Respostas

A melhor resposta!
2014-05-27T14:04:27-03:00
A Lua é mais dificilmente visivel durante o dia por estar perto do Sol e ficar ofuscada pela sua luz. Mas, há alturas em que ambos se encontram em posições que tornam possível que a Lua seja iluminada pelo Sol e que, por isso, a consigamos ver.
1 5 1
2014-05-27T14:19:45-03:00
Nas fases minguante e crescente. Para que o satélite seja visível, deve estar acima do horizonte do observador e ter, pelo menos, uma parte iluminada pelo sol. "De um modo geral a Lua é vista à tarde a partir do quarto crescente, quando nasce por volta do meio-dia", explica o astrônomo Oscar Matsuura, da Universidade de São Paulo. A partir daí, o satélite nasce cada vez mais tarde - cerca de 50 minutos por dia - até que, na Lua cheia, começa a aparecer no horizonte no início da noite e se pôr ao amanhecer, não sendo visível no período diurno. Nos dias seguintes, o ocaso do satélite irá atrasando cerca de 50 minutos por dia até que, no quarto minguante, se dará por volta do meio-dia. Nessa fase ele pode ser visto pela manhã. A Lua nova não é visível durante o dia porque segue praticamente o mesmo percurso do Sol e, por estar tão próxima a ele, é totalmente ofuscada. Mesmo durante um período das fases minguante e crescente, o satélite pode não ser visível. Isso acontece porque os gases, nuvens e partículas de poeira existentes na atmosfera refletem e espalham a luz do Sol. O céu fica, então, todo iluminado, ofuscando a Lua e as estrelas
2 3 2