Respostas

2014-05-27T14:34:25-03:00
São possiveis 19/30  numeros menores que 20. E esses são os multiplos de 3               ->3,6,9,12,15,18,21,24,27,30. como já contamos os menores de 20, já contamos tbém 6 multiplos de 3. Então as possibilidades de serem numeros menores que 20 ou multiplos de 3 são os numeros de 1 a 19 mais o 21, 24, 27, 30. totalizando 23 numeros possiveis
23/30 -> 23 chances em 30 possibilidades.
2 2 2
A melhor resposta!
2014-05-27T14:41:30-03:00
Olá,faz assim ...
A probabilidade de sair um número múltiplo de 3 é   \frac{10}{30} ,ou seja \frac{1}{3} ,pois existem x de 1 a 30 {3,6,9,12,15,18,21,24,27,30}.
A probabilidade de sair um número menor do que 20 é  \frac{19}{30} ,pois são 19 bolas menores do que 20 em um total de 30. Mas na verdade são apenas 13 pois 6 já foram contados nos mútiplos de 3.
Logo, para se obter a probabilidade de um numero menor do que 20 ou múltiplo de 3 é a soma das probabilidades.
 \frac{13}{30} + \frac{1}{3} = \boxed{\frac{23}{30}}
Até mais !
3 5 3