Respostas

2014-05-27T16:09:19-03:00
Africa do sul
brasilEm 2002. Primeira Copa do Mundo sediada na Ásia e a primeira sediada em conjunto por dois países. Em 31 de maio de 1996 a escolha da sede foi realizada em Zurique entre dois forte adversários. Coréia do Sul, Japão e México eram os candidatos. O México, país mais pobre e tendo realizado duas Copas recentes (1970 e 1986) era o grande azarão. Desde 1958 a Copa era sediada alternadamente entre a Europa e as Américas. Entretanto o interesse pelo futebol na Ásia era fator fundamental para consolidar o esporte. Como os dois países tinham estrutura e capital para a Copa, mas ambos não tinham retrospectos de suas seleções a FIFA optou pela aclamação diplomática de dividir a competição em duas sedes. Antes de a votação começar os dois concorrentes se uniram para ter o evento, apesar da rivalidade histórica entre a Coréia e o Japão.

A escolha para a sede da Copa de 2006 foi uma das mais disputadas e controversas eleições de sedes. O Brasil desistiu apenas três dias antes da eleição. Na verdade, o país foi aconselhado a se retirar devido a falta de infra-estrutura, falta de segurança e estádios defasados. Esta foi a primeira eleição com mais de um turno. A cada turno sairia o mais votado até o concorrente chegar a maioria dos votos. Depois de Marrocos e Inglaterra perderem a eleição a África do Sul era a favorita na última eleição contra a Alemanha. Entretanto, a Nova Zelândia que votaria no país africano se absteve da final. Em caso de empate o voto de minerva seria dado pelo presidente da FIFA Joseph Blatter, inclinado a votar na candidatura da África do Sul. Com este resultado e denúncias de compra de votos a FIFA decidiu iniciar a rotatividade entre as sedes das Copas do Mundo. O caminho estava livre para a África do Sul sediar a Copa de 2010.

A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior. Este foi o maior evento esportivo no continente africano que até então não havia sediado nenhuma Copa do Mundo nem Olimpíadas. Em 15 de maio de 2004 foi decidido em Zurique que a África do Sul seria a sede da Copa de 2010. Líbia e Tunísia desistiram da competição.

No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA oficializou a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único da América do Sul, que recebeu apoio da Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) para a realização do evento. Chile e Argentina também teriam feito uma proposta para sediar o Mundial em conjunto. A Colômbia retirou a sua candidatura.

Mesmo com a escolha oficial, se o Brasil não realizar todos os procedimentos exigidos, a FIFA pode mudar a sede da Copa do Mundo até meados de 2012. Se as questões de segurança e infra-estrutura forem sanadas o sonho de realização da Copa do Mundo no país com mais títulos mundiais será concretizado após 64 anos. Mesmo com toda a incompetência dos políticos em quase todas as áreas para a realização de evento deste porte (Caos Aéreo, energético, corrupção, violência, etc.) e denúncias de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007 será difícil o Brasil deixar de ser sede da Copa do Mundo de 2014.

O sistema de revezamento entre continentes para sediar a Copa do Mundo foi oficialmente sepultado pela FIFA, após a candidatura única da América do Sul para a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, os países da África não puderam se candidatar para a Copa de 2018 e os países da América do Sul para as Copas de 2018
2014-05-27T16:16:02-03:00
Brasil, Italia, França, alemanha e mexico todas sediaram 02 vezes